A energia solar pode ser utilizada pelo menos em duas formas para geração de energia, para aquecimento solar (Energia solar térmica) e energia solar fotovoltaica, para geração de energia elétrica

 

Energia solar fotovoltaica

É  energia elétrica produzida a partir de luz solar,  utilizando módulos que convertem a luz do sol em corrente elétrica, esta energia é gerada em corrente continua (DC) e para ser utilizada pelo usuário comum é necessário o inversor de frequência, que inverte para forma de onda senoidal (AC) e pode ser utilizada pelos equipamentos instalados na residência, comércio ou industria. É produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, mas quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida, visto que apresenta melhor rendimento. Pode ser utilizado em sistema isolado (off grid) ou conectados a rede da concessionaria (on grid).

Energia solar térmica

É uma forma de energia solar que utiliza a luz do sol que é captada através de painéis solares térmicos, que são sistemas utilizados em casas, hotéis e empresas para o aquecimento de água. Este sistema utiliza também boiler, que é o local onde a água aquecida fica armazenada até o consumo. Os painéis solares térmicos tem a função de transferir o calor para a água.

Necessita de mais informações?

Para solicitar informações detalhadas, entre em contato conosco, estamos aguardando o envio de dúvida.

Solicitar informações complementares